IFCE cria sistema de autoatendimento para biblioteca em Aracati

    O campus de Aracati implantou um sistema online de autoatendimento na biblioteca que possibilita a reserva de espaço nos armários de guarda-volumes. O mecanismo denominado Library Key foi desenvolvido pelos alunos Igor Martins, Rômulo Henrique e Leonardo Freitas, do bacharelado em Ciência da Computação do campus, bolsistas do Laboratório de Redes e Sistemas (LAR), com orientação do professor Renato Alexandre Costa Freitas.  

    A automatização por meio do sistema Library Key favoreceu a otimização no processo de reservas de espaço nos guarda-volumes, conforme avalia Názia Holanda, coordenadora da biblioteca do campus: “O sistema de autoatendimento de empréstimo de chaves proporcionou maior agilidade aos usuários que utilizam os serviços de  guarda-volumes da biblioteca, tendo em vista que o próprio usuário pode realizar o empréstimo das chaves no sistema”.

     O Library Key foi desenvolvimento durante a disciplina de Linguagem de Programação 2, entre março e abril de 2019. Para tanto, os autores utilizaram o Net Core (back-end) e o ASP.Net Core(front-end), estruturas de software de computador gerenciada gratuitamente e de código aberto.

    Diante das expectativas positivas quanto à agilidade na prestação dos serviços ao público na biblioteca, há também a oportunidade de implantação do sistema na recepção do campus, sobretudo para facilitar o acesso às chaves das salas de aula, devido à grande demanda, conforme explica o professor Alexandre Costa: “O sistema pode ser usado para que professores possam pegar a chave mais rapidamente, possibilitando que os servidores da instituição responsáveis por essa tarefa apenas realizem a checagem e o gerenciamento das chaves”.

    © 2018 - RM77.DESIGN. All Rights Reserved. Designed By rm77.com.br
    Free Joomla! templates by AgeThemes