Histórico

    O LAR - Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas Multimídia é um grupo de pesquisa científica e aplicada registrado no CNPq desde 2006.

    LAR, primeiro laboratório de pesquisa e desenvolvimento do Ceará na área de informática, foi criado em 1985, na antiga Escola Técnica Federal do Ceará, em Fortaleza (CE), Av 13 de maio 2018, bairro Benfica.

    Em 1987, o LAR realizou o I Seminário de Redes Locais do Ceará, na antiga ETFCE, hoje IFCE. O evento contou com a presença do Prof Luiz Fernando Gomes Soares, coordenador do Telemídia, laboratório da PUC-Rio onde nasceu o GINGA, middleware do modelo brasileiro de TV digital (Recomendação H.761 do ITU).

    Participante da implantação do Internet no Brasil, o LAR esteve presente na primeira reunião em outubro de 1988, na USP, em São Paulo, tornando-se membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

    Em 1996, o LAR promoveu a I Escola de Verão em Redes de Computadores na cidade de Icapuí (CE), reunindo pesquisadores, estudantes e profissionais vários de estados.

    Em 1997, o LAR realizou o XIV Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC) em Fortaleza, com o apoio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e do Laboratório Nacional de Redes de Computadores (LARC).

    LAR foi um dos responsáveis pela criação do Mestrado Profissionalizante em Computação (MPCOMP), parceria entre a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Instituto Federal do Ceará (IFCE), em 2001.

    Em 2004, o LAR participa do consórcio do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD) que definiu a arquitetura do modelo brasileiro de TV digital.

     

     

    De 2013 a 2017, LAR funcionou na sede provisória do IFCE CAMPUS ARACATI, na Rua Teófilo Pinto, 200 - Farias Brito, Aracati (CE).

    LAR passou a ser o principal laboratório de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Bacharelado em Ciência da Computação do IFCE Aracati, se especializando no uso Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), mais especificamente em Redes de Computadores e Sistemas Inteligentes.

    Em 2013, o LAR realizou, na cidade de Aracati (CE), o I International Workshop on ADVANCEs in ICT Infrastructures and Services (ADVANCE), em parceria com a universidade de Evry (França)

    Em 2014, o LAR apoiou a criação do ARACATI DIGITAL e foi responsável por uma edição do mestrado MPCOMP no IFCE, campus Aracati.

    O LAR passou a contar, em 2016, com cerca de 60 bolsistas do Bacharelado em Ciência da Computação suportados por agências de fomento (CNPq, FUNCAP, PRPI-IFCE, etc.)

    Em 2017 o LAR deu início a uma nova fase, com seu relacionamento em projetos de P&D com empresas, notadamente via EMBRAPII

    Em novembro de 2013, LAR se mudou para a sede definitiva do IFCE CAMPUS ARACATI, situada no final da rodovia CE-040, sem número (vizinho ao posto rodoviário estadual), ocupando uma área quatro vezes maior que a anterior.

    Nesta sua nova fase, o LAR conta com 4 doutores, 12 mestres, 3 gerentes de projeto, 5 programadores sêniors e mais de 50 bolsistas de graduação.

    © 2018 - RM77.DESIGN. All Rights Reserved. Designed By rm77.com.br
    Free Joomla! templates by AgeThemes